top of page
Pelas ruas

E. E. Conselheiro Crispiniano 

 

A Escola Estadual Conselheiro Crispiniano foi o primeiro Ginásio Estadual de Guarulhos, e começou a funcionar em 1951, no período noturno, momentaneamente onde funcionava o Grupo Escolar Capistrano de Abreu. Em 1961 foi concluído um projeto para as novas instalações da escola realizado pelo arquiteto, engenheiro, urbanista e professor João Batista Vilanova Artigas, fazendo assim com que fosse tombada pelo CONDEPHAAT em 2012 e considerada parte do patrimônio histórico e cultural da cidade paulista.

A escola continua viva e integrada com as políticas atuais, pois em novembro de 2015 seus estudantes ocuparam o colégio em um protesto pacífico contra a reorganização das escolas, feita pelo governador Geraldo Alckmin, que mesmo com a proposta de não-agressão, acabou em tumulto gerado pela diretora quando os alunos tentaram entrar na secretaria. 

Praça Getúlio Vargas

 

Conhecida, frequentada e utilizada por centenas de pessoas todos os dias, o palco de diversas manifestações sociais era originalmente um campo de futebol do extinto Paulista Futebol Clube, sendo declarado como utilidade pública em 1949 com o objetivo de construir o Paço Municipal. No início foi construído um largo para só depois a praça ganhar sua real forma, no decorrer de 1952, com calçamento, plantação de diversas árvores, gramados, etc.

À sua volta estão a casa do Barão de Nova Friburgo e o prédio do antigo fórum, além de imóveis que retratam a importância política e econômica da cidade do século 19 e 20.

É o povo que dá vida a esse marco guarulhense, desde sua construção onde os comerciantes doaram bancos de concreto, até sua utilização já que a Lira Musical Guarulhense tocava no coreto nos finais de semana para a população. Mesmo hoje, ela ainda é vista como o cartão postal e marco central da cidade.

Biblioteca Monteiro Lobato

 

Em 1940 nasceu a Biblioteca Pública Municipal que mais tarde se tornaria Biblioteca Central Monteiro Lobato. O acervo foi montado com doações cedidas pela comunidade. Foi instalada inicialmente entre a Rua Felício Marcondes e a famosa Sete de Setembro, no coração de Guarulhos. 
Em 1955 foi criado o Setor Circulante para empréstimos de livros, devido ao crescimento da cidade e número de usuários, o novo prédio foi inaugurado em 1968 na rua João Gonçalves, onde está localizado até hoje. Neste mesmo ano, o diretor do Departamento de Educação e CulturaRonaldo Saraceni, deu como sugestão que a seção infantil recebesse o nome de Monteiro Lobato.
Um fato que marcou a inauguração do prédio, foi uma grande manifestação de universitários, pois a biblioteca também foi cotada para ser ocupada por outros setores da prefeitura, o que gerou grande descontentamento por parte dos alunos. Após a reivindicação eles conseguiram por direito que o local fosse dedicado 100% para as ações bibliotecárias. 
Ela é o lugar certo para quem busca livros gratuitos e uma comunidade incrível com projetos para leitores; hoje conta com 6 bibliotecas ramais, um Espaço Troca Livros e 5 bibliotecas em parcerias com outras secretarias. O conjunto conta com mais de 197 mil livros, dos quais 85 mil encontram-se disponíveis para consulta e empréstimo na própria Monteiro Lobato.

BIBLIOTECA.jpeg
BIBLIOTECA.jpg

Igreja Matriz

 

A Catedral Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como Igreja Matriz de Guarulhos, foi construída e fundada em 1655 no centro da cidade. A Igreja é a sede da Diocese de Guarulhos, sendo ainda uma das arquiteturas mais belas do Estado de São Paulo.

Na época em que foi construída a igreja era somente para utilização de homens brancos, e tinha uma comunidade na mesma rua intitulada de Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que era utilizada por escravos e foi demolida entre 1928 e 1930. Hoje, é sinalado com cimento escuro e uma placa de metal no chão o local da antiga construção, poucos metros à frente da Igreja Matriz.

Nos dias atuais a catedral é referência em beleza e imponência no centro da cidade, pode ser vista por todo o calçadão e encanta olhares de quem gosta de arquitetura e obras antigas.
Além de ser uma igreja muito disputada para casamentos, a Matriz tem missas especiais em datas comemorativas como Páscoa, Domingo de Ramos (comemoração de um santo do cristianismo) e Natal.

Em dias comuns, os cristãos podem aproveitar e participar das missas de segunda à sexta-feira, às 8h, 12h e 19h30, além de sábados, às 8h, 12h e 15h, e domingos, no horário das 7h30, 9h, 11h e 19h.

PUBLICIDADE - GUARUPEL.jpeg
PUBLICIDADE - LOJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.jpeg
bottom of page